Tratamentos Clínicos

-
Acne
Causada por aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas o que leva a pele oleosa, cravos, espinhas, cistos e cicatrizes, principalmente em rosto e tórax. O quadro é mais comum na puberdade, devido à produção de hormônios própria da idade, mas também tem influência genética, no entanto você pode ser o primeiro da família a ter espinhas.
A acne é mais grave quando apresenta cistos, caroços e muitas lesões nas costas e cicatrizes, e precisa ser tratada sempre. Nunca esprema espinhas e não use produtos caseiros. Pode e irritar a pele e piorar o quadro.
Conforme o grau e a intensidade da acne, o tratamento se dá por via oral e/ou local, com cremes, sabonetes, antibióticos, secativos e ácidos, mas em casos mais severos podemos usar a isotretinoína (ROACUTAN®), que cura 90% dos quadros de acne com 1 ciclo de tratamento completo.
Quando tratada a tempo, não evolui para cicatrizes. É importante lembrar que a adolescência é uma fase difícil e uma acne moderada a grave pode levar a depressão e baixa autoestima. -
Psoriase
Doença de pele crônica, inflamatória, não contagiosa, caracterizada por lesões tipo placas vermelhas, com escamas brancas, mais comum em cotovelos e joelhos, mas pode ocorrer em couro cabeludo, mãos pés e alguns casos pode acometer o corpo todo. Podem coçar, arder, doer, ou não apresentar sintoma algum.
Alguns pacientes apresentam dores nas articulações e alterações das unhas pela psoríase É desencadeada por fatores hereditários, stress emocional ou físico, obesidade, infecções, tabagismo, alcoolismo, infecções, medicamentos e até alterações climáticas (piora no frio e melhora com o sol).
-
Os tratamentos podem ser:
- • Cremes com corticosteroides, análogos da vitamina D, coaltar, ácido salicílico e umectantes.
- • Fototerapia;
- • Sistêmicos (via oral): metotrexate, ciclosporina e acitretina;
- • Biológicos: tratamentos injetáveis que tem mostrado alto índice de eficácia e segurança em psoríase moderada a grave.
-
Dermatites e Alergias
A Dermatite é uma condição comum que pode acontecer em qualquer idade e indica inflamação da pele. Quase sempre há coceira.
Há diversos tipos da dermatite, alguns dos mais comuns são:- • Dermatite atópica:
doença hereditária e não contagiosa,mais comum em crianças, caracterizada por inflamação crônica da pele que piora com o ressecamento da pele, infecções e transtornos emocionais. - • Dermatite seborreica: No couro cabeludo é conhecida popularmente como caspa, mas pode acontecer na face, atrás das orelhas e tórax. Surge em qualquer idade, desde as primeiras semanas de vida do bebê, até a idade adulta. Atualmente não tem cura, mas tem controle.
- • Dermatite de contato: A dermatite de contato é uma reação na pele que ocorre devido ao contato com alguma substância irritativa ou causadora de alergia. Exemplos: bijuterias, detergentes, perfumes, alimentos, medicamentos, poeira etc...
- • Dermatite de estase:
causada por varizes nas pernas, podendo chegar a formar feridas profundas (úlceras).
- • Dermatite atópica:
-
Manchas
São alterações da cor da pele causadas pelo aumento ou diminuição da melanina
Exemplos:
melasma ou manchas da gravidez, cujas causas podem ser fatores genéticos, sol, alterações hormonais e alguns medicamentos como anticoncepcionais vitiligo, doença auto-imune de causa desconhecida que pode ser desencadeada por stress físico ou emocional.
PINTAS (nevus) e Câncer de pele:
É fundamental um controle periódico das pintas para diagnóstico precoce e prevenção de câncer de pele Nas consultas fazemos o exame clínico e a dermatoscopia digital das pintas, mas também ensinamos o auto-exame, para que o paciente acompanhe as lesões e a proteção solar adequada para cada tipo de pele Existem outros tipos de câncer de pele, não relacionados às pintas, e que também podem ser tratados e prevenidos. -
Herpes
Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2), presente em 70 a 90 % da população mundial. É contagiosa pelo contato com a lesão, portanto pode ser sexualmente transmissível, mas o vírus pode permanecer latente (“dormente”) no organismo sem provocar sintomas e quando há queda da imunidade por stress, exposição solar ou doenças, o vírus pode ser reativado e as lesões retornam.
É mais comum em lábios e genitais, mas pode surgir em qualquer parte do corpo
Sintomas
•Pele vermelha e com Pequenas bolhas
•Dor, queimação, ardência e formigamento podem ocorrer inclusive antes da lesão na pele.
Tratamento e prevenção
•Nas crises antivirais via oral ou tópicos (cremes)
•Há possibilidade de prevenção das crises com medicamentos homeopáticos e antivirais, mas a melhor forma de prevenir é evitar o que desencadeou a crise ; -
Cabelos e Unhas
Queda de Cabelos
Existem várias causas de quedas de cabelos, sendo as mais comuns relacionadas à falta de vitaminas, minerais ou proteínas, regimes de emagrecimento, alterações hormonais, pós parto, stress e doenças físicas ou emocionais, medicamentos e fatores genéticos. No entanto é importante salientar que existe tratamento para a grande maioria dos casos.
Hirsutismo é o aumento de pelos em locais não habituais nas mulheres, exemplo: rosto, face interna de coxas
Micoses
Infecções causadas pela presença de fungos na pele, cabelos, unhas e mucosas (boca e genitais). São contagiosas e a maioria é de fácil tratamento.
Unhas
Podem ter problemas relacionados a doenças sistêmicas (fígado e rins por exemplo); medicamentos, traumas, doenças genéticas ou da própria pele, tais como psoríase, dermatite atópica, alopecia areata e liquen plano.